Revisitando “Freedom”, o meu 1º EP.

Capa Freedom

Eu gosto de pensar que o “Freedom” foi a minha 1ª experiência real no mundo da música. No momento em que eu estava lançando, eu tinha acabado de me formar em produção musical e estava me pós graduando em negócios da música. Ou seja, eu fui a minha primeira cobaia.

Se você não conhece nada sobre o “Freedom”, tem que entender que ele foi uma experiência totalmente (ou quase isso) caseira lá em 2015. Tirando a produção, que foi feita em um estúdio profissional, o resto foi basicamente eu jogando com os recursos que eu tinha na época.

Compus as 4 músicas sozinho, fiz todos os registros legais do material por conta, fiquei responsável pela edição dos vídeos (webclipes, bastidores, etc) e também pela edição da capa do álbum… E por aí vai. Obviamente tive a ajuda de alguns amigos que foram indispensáveis para a realização disso tudo, mas no geral o projeto é bem “caseirão” mesmo.

O 1º single do “Freedom” foi “St. Pete’s Sunset”, que também foi a 1ª música que eu escrevi na vida. Quis lançá-la primeiro justamente por esse apego sentimental que eu ainda tenho por ela.

É uma música pop com toques instrumentais dos anos 80 (minha paixão de vida) que fala sobre amores de verão, mais especificamente na praia de St. Petersburg (Flórida), lugar que atiçou minha inspiração para compor.

O webclipe da música foi inspirado no Dubsmash (lembra?), aplicativo que estava bombando na época. Convidei vários amigos e conhecidos para dublarem trechos da música, compondo assim o clipe.

A coisa mais legal sobre esse single: conseguimos fazer o Rodrigo Faro dublar um pedacinho da música!

“Luke” é uma outra música do álbum que não virou single, porém ganhou um lyric video também “caseirão”, hehe.

A letra dessa música é bem pessoal e especial pra mim… Ela conta a história de um relacionamento complicado. Mas não vale a pena eu ficar explicando isso pra vocês porque a letra é bem auto explicativa! Dá um google e corre lá no Vagalume, etc.

Aliás, apresentei uma versão acústica dessa música em alguns programas de televisão:

Vamos falar um pouquinho de “Rebel Heart”…

Escrevi essa música durante uma aula de física (acústica) na faculdade. Desculpa, professor! Veio tudo meio que junto na minha cabeça e tive que sair anotando bem rápido pra não perder a inspiração.

“Rebel Heart” é um grito de socorro por libertação. E ela é 100% inspirada por uma das minhas músicas preferidas dos anos dourados, “Ma Baker” do Boney M (música que também inspirou “Poker Face” da Gaga).

É uma música que eu tenho um carinho especial pois foi um experimento de como ficaria minha voz e minha composição em um cenário bem mais eletrônico do que eu estou acostumado.

Eu gosto de imaginar “Don’t Miss a Thing” como aquela música “encerra show”. É uma música que me traz uma paz enorme por causa do instrumental e por causa da letra.

“Don’t Miss” é aquela música que você canta gritando de tanta felicidade logo após ter certeza de que você não sente mais falta de algum embuste que passou pela sua vida. Amém?

Para quem quiser saber um pouco mais das composições, tem esse vídeo que eu fiz no ano de lançamento do EP contando sobre meu processo criativo.

Sobre os EPs físicos: foram fabricadas 2.000. As primeiras mil foram divididas entre ações promocionais e vendas para fãs.

As outras mil foram feitas em parceria com uma loja de Jundiaí que realizou a venda e destinou 100% do dinheiro arrecadado para o Grendacc, instituição que cuida de crianças com câncer.

Entrevista capa

O “Freedom” sempre vai ter um lugarzinho especial no meu coração. Posso dizer que ele foi um divisor de águas na minha vida, ele deu o start em um Yuri diferente. Aprendi e realizei muitas coisas que eu jamais pensei que ia conseguir fazer. Tive que dar um basta em alguns sentimentos (que na verdade só atrapalham nossa vida) e abrir a porta para alguns novos sentimentos e posicionamentos, que trazem mudanças e amadurecimentos.

Enfim. É muito amor envolvido, né?

Os links oficiais do EP estão aqui.

Até mais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s